CONDIÇÕES AGROECOLOGICAS FAZEM DE MESSANO UM PONTO À TER EM CONTA, NA VERTENTE DE PRODUÇÃO PECUÁRIA

A produção pecuária desempenha na província de Gaza um grande papel no domínio da luta pela redução da pobreza, uma atribuição reconhecida em virtude da sua crescente contribuição na estratégia de desenvolvimento social e econômico na medida em que constitui uma fonte notável de rendimento e reserva, no que diz respeito à economia de várias famílias.

No posto administrativo de Messano em Bilene, uma nova e ambiciosa iniciativa no sector pecuário já gerou um total de 19 postos de trabalho com especial destaque para jovens e mulheres, estes que operam em diferentes áreas pertencentes à cadeia de produção de carne bovina através de um investimento proveniente da vizinha África do Sul.

AGROPEC GAZA BEFF, um projecto de referência atraído pelas condições agroecologicas sublimes de um posto administrativo em crescimento e ainda com grande margem de progressão, que contou na última semana com a visita da Governadora da Província de Gaza no âmbito do acompanhamento da execução do plano econômico e social do distrito de Bilene.

A dirigente chegou, viu e gostou, tendo acompanhado “pari passu” os diferentes contornos do projecto que parte da criação do gado até a venda da carne, passando pelo abate e processamento.

Na mesma vertente, Margarida Chongo recomendou que os proprietários da empresa AGROPEC, no âmbito de sua responsabilidade social, partilhassem a experiência na componente de melhoramento genético das raças, procedimento que irá permitir aos criadores locais uma produção mais eficiente e lucrativa maximizando os recursos existentes.

Actualmente, a empresa sul africana conta com um efectivo de cerca de 580 animais, dos quais 443 bovinos com maior predominância para as raças Brahman e Simbra, que chegam a pesar uma média de 600 quilos, vivos.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*