Na interacção com populares que acorreram à empresa Grand 5 Safari e ao Centro de Transferência de Tecnologias de Produção Agrícola, no segundo dia (14/04) da visita de trabalho ao distrito de Bilene, Lourenço Lindonde,  Secretário de Estado na Província de Gaza encorajou as populações a apostarem na transferência de tecnologias para a melhoria da produção e produtividade, na agricultura e pecuária.

“Aproveitem a implantação destes empreendimentos nas nosssas localidades para melhorar os processos produtivos, estabelecendo parcerias para que aprendam e desenvolvam técnicas adequadas na realização das vossas actividades.” – exortou o dirigente.

Grand 5 Safari é uma empresa de capital estrangeiro, orientada para a criação de gado, com um efectivo de 490 bovinos, na sua maioria de eapécie melhorada, 65 pequenos ruminantes, 33 cabritos e 32 ovinos, empregando cerca de 11 trabalhadores.
“Como forma de apoiar a comunidade,  emprestamos os nossos toros melhorados a alguns criadores locais para o cruzamento com as suas fêmeas de espécie landim.” – disse o gestor da empresa.
Por sua vez, o Centro de Transferência de Tecnologias de Produção Agrícola, fruto da cooperação entre Moçambique e a Correia do Sul, desenvolve acções de treinamento na produção de misturas orgânicas  que visam combater micro-organismos nocivos, existentes no solo e que influenciam negativamente ao processo germinativo e desenvolvimento das plantas.
Ainda na fase experimental, o Centro capacitou cerca de 48 produtores em matéria de tratamento dos solos antes da sementeira e alguns beneficiários enalteceram a importância do empreendimento.
Futuramente, o Centro prevê integrar a componente de melhoramento genético do gado, para além do processamento de sumos naturais.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*