O Secretário de Estado na Província de Gaza, Lourenço Lindonde, despediu-se hoje, 12/08, dos Jovens que vão representar a província de Gaza, no Encontro Nacional da Juventude em Manica, desejando-lhes boa viagem e boa estadia naquela parcela do país.

Na ocasião, Lindonde saudou a todos jovens moçambicanos, em particular da Província de Gaza, pela passagem do seu aniversário que se assinalou ontem, 11/08 e apelou para que continuem a defender os ideais mais nobres do seu país, tendo mostrado a necessidade que a camada juvenil tem de conhecer os valores que representam a bandeira, o hino e os órgãos de soberania nacional.

O Chefe do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado, apelou aos jovens para levarem consigo o valor dos programas virados aos jovens que o governo tem lavado a cabo, para ajudar a melhorar a vida da juventude.

“Do país nós queremos que seja cada vez melhor. Em cada momento é um desafio e em cada desafio nós apostamos num dirigente. No dia 9 de Outubro vamos marcar uma nova geração”, afirmou.

O Presidente do Conselho Provincial da Juventude, Armando Massingue, falou da implementação do cooperativismo nas associações juvenis, disse que no dia 05 do presente mês, 5 associações receberam kits, para além das mais de 500 que já receberam.

De acordo com Massingue, estas associações mesmo que tenham abilidades pra fornecer um tipo de serviço ao governo, se não estiverem documentadas e registadas, não tem como continuar. No entanto, criou-se a ideia de se criar cooperativas para que à partir das mesmas, as pessoas possam fornecer serviços ao estado e sair a ganhar, o que vai permitir que saiam de uma associação simples para uma com características de uma empresa.

O Presidente do CPJ em Gaza, disse ainda que esta iniciativa tem como ganho, a dinâmica das associações em termos de trabalho, a associação passa a não ter somente unica fonte, passa a olhar também o Estado como uma das fontes e este por sua vez também sai a ganhar porque não vai precisar de grandes empreiteiros para eratificar a questão de canalização numa instituição, porque a partir da associação o custo será reduzido.

Redacção e fotos de Milena Rapieque
RTIC-GSE GAZA

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*