O Secretário de Estado na Província de Gaza, Lourenço Lindonde, visitou esta quarta-feira, 17 de Julho, o Regadio de Baixo Limpopo (RBL), uma empresa pública que gere a terra, água, infraestruturas hidráulicas e presta assistência técnica aos agricultores nos distritos de Xai-Xai, Chongoene, Limpopo e Chibuto, abrangendo uma área total de 70.000 hectares.

Durante a visita, Lindonde teve a oportunidade de conhecer a Central de Processamento de Hortícolas de Limpopo (CEPHOL) e a fábrica de processamento de arroz da Wanbao e reuniu com funcionários e agricultores daquele Regadio.

A CEPHOL é um projeto financiado pelo Governo de Moçambique, através do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), e processa 10,3 toneladas p frutas, raízes, tubérculos e feijões por dia. O dirigente aproveitou a ocasião para ouvir as preocupações e desafios dos agricultores, recomendando-lhes a produzirem mais em áreas pequenas, com o apoio de extensionistas.

O Secretário de Estado, disse que durante a visita ficou a saber da existência da produção do trigo naqueles campos de produção, cuja colheita está prevista para Setembro.

Ao fim da visita, Lindonde avaliou positivamente o trabalho realizado pelo RBL. Contudo, recomendou que a empresa aumente os níveis de produção para abastecer o mercado nacional, tendo à desafiado a melhorar as valas de drenagem, continuar a prestar assistência técnica aos agricultores, através de transferência de tecnologias e do fomento de sementes, baseando-se na planificação e nos recursos financeiros arrecadados.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*