O Secretário de Estado na Província de Gaza, Lourenço Lindonde, inaugurou no último sábado, um Centro Cívico Comunitário, na localidade de Binguanhane, Posto Administrativo de Chibondzane, distrito de Mandlakzi, construído através da parceria entre Associação Nyika Mavoko e a The Future Co. Limitada.

Lindonde mostrou-se orgulhoso e satisfeito por testemunhar a entrega da primeira parte deste Centro Cívico Comunitário, integrado num grande projecto que visa promover o desenvolvimento socioeconómico daquelas comunidades, e disse que, fruto da implantação deste centro, a vida das comunidades não mais será a mesma, pois, vai melhorar o acesso à água potável e energia eléctrica através de painéis solares, vai reduzir a distância para ter acesso a cuidados de saúde, com a construção do Centro de Saúde; os jovens passam a ter acesso a computadores e internet gratuita, mercê da sala de computação e instalação de Wi-Fi.

O dirigente disse ainda que, com a implantação da sala multiuso, a população local passa a ter um espaço privilegiado para a realização de reuniões e outras actividades colectivas, para além de ter acesso à informação e diversão cinematográfica; com o parque infantil, as crianças têm onde se divertir e desenvolver muitas habilidades; muitos talentos serão descobertos, nas áreas de futebol e teatro, graças à promoção de aulas afins, e; com o pleno funcionamento deste centro, muitos filhos destas comunidades terão acesso a emprego.

“Querida população da Localidade de Marrangue, tirem o máximo proveito deste projecto para o vosso desenvolvimento e bem-estar, devem cuidar e preservar as infraestruturas, incluindo os equipamentos nelas alocados”, disse o Chefe do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado, tendo recomendado ao Serviço Provincial de Assuntos Sociais e, particularmente, ao Governo do Distrito de Mandlakazi, para que, em coordenação com o Centro Cívico, desenvolvam mecanismos viáveis para que se tire o máximo proveito do mesmo.

De acordo com o representante da The Future Co. Limitada, Sebastian Guerriere, as obras tiveram início em Outubro do ano passado e pretende-se fazer a entrega da segunda etapa no próximo ano com construção de uma escola secundária, um campo de futebol com relvado sintético. No entanto, o objetivo do projecto é desenvolver as as comunidades

 

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*