A Ministra da Cooperação para o Desenvolvimento e responsável pelas cidades maiores na Bélgica, Caroline Gennez, esteve recentemente na Província de Gaza, com o objectivo de visitar alguns projectos de investimento do ONU Habitat no distrito de Chókwè e Sistema de Dessalinização para Abastecimento de Água e campos de produção agrícola no distrito de Guijá.

Caroline Gennez, foi recebida pelo Secretário de Estado na Província de Gaza, Lourenço Mateus Lindode, que junto da sua comitiva visitaram as obras de construção do abrigo seguro no 3o Bairro, distrito de Chókwè, um programa da iniciativa do Governo, projecto financiado pela Bélgica, adaptada para adequar-se às condições climáticas da região, com a finalidade de acolher as populações vítimas de desastres naturais e outras situações calamitosas, servindo como um refúgio transitório para os grupos vulneráveis em especial idosos, portadores de deficiência física, crianças e mulheres grávidas.

A obra é avaliada em cerca de 13.221.860 meticais e tem a capacidade de abrigar 150 pessoas. Além de acomodar as vítimas das cheias, no período menos chuvoso o centro servirá como sala de aulas para beneficiar alunos da escola mais próxima.

Ainda em Chókwè, foram visitadas as obras de construção do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, Rádio Comunitária Khindlimuka, obras de construção da Passagem Hidráulica e Escola Secundária de Manjangue, no Posto Administrativo de Macarretane.

Já no distrito de Guijá, a equipe escalou o Sistema de Dessalinização para abastecimento de água na comunidade de Chimbembe, fonte de financiamento Enabel, avaliada em 14.060.232 meticais, que beneficia cerca de 1.520 habitantes.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*