O repto foi lançado hoje (14/04) pelo Secretário de Estado Lourenço Mateus Lindonde, no encontro havido com os  agentes económicos locais, após visitar vários empreendimentos de produção agropecuária , naquele que foi o segundo e último dia de trabalho àquela parcela da província.

Na ocasião, o Secretário de Estado não escondeu a sua satisfação pelas actividades económicas levadas a cabo no distrito, bem como pelo seu impacto nos esforços da província de promover o desenvolvimento económico e social.

Esta sexta-feira, o dirigente visitou a Empresa KANAZA dedicada à produção de essências florestais, com destaque para eucaliptos, numa área  de 619 hectares, garantindo emprego a 59 residentes, na sua maioria mulheres.

Seguidamente, Lindonde escalou o campo de produção de macadâmia pertencente à empresa Mega Mac, que explora, até o momento 68 hectares dos 225 concessionados.

No regadio de Mangol, o Secretário de Estado visitou os campos de produção de arroz da empresa indiana Afro Moz e os da Senhora Maria José que, para adicionalmente faz o fomento da batata doce de polpa alaranjada, com alto teor nutritivo.
Aqui, tal como na visita à empresa Wanbao, no distrito de Chongoene, os produtores de arroz queixam-se da falta de mercado para colocar a sua produção, com os armazéns ainda cheios de arroz da campanha agrícola passada.

Face a este cenário, o Secretário de Estado na Província desafiou o distrito a envidar esforços com vista a atrair investimentos, com enfoque na área de agroprocessamento, como forma de reverter o cenário que se verifica no distrito, e garantir o fecho da cadeia produtiva.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*