Novos dirigentes foram empossados recentemente na cidade de Xai-Xai, em Gaza, pelo Secretário do Estado neste ponto do Pais. Trata-se da administradora do distrito de Xai-Xai, Argilência Unguana, que substitui Carlos Buchili e o Director do Gabinete do secretário do estado em Gaza, Cardoso Henriques Meque, em substituição de Samuel Buanar.

O Secretário do Estado em Gaza, Lourenço Lindonde, que dirigiu a cerimónia, exortou os novos titulares das pastas, para absterem-se de todas práticas nocivas a boa imagem e reputação do Aparelho do Estado, combatendo a corrupção, nepotismo e a falta de transparência na gestão da coisa pública, incluído o favoritismo próprio.

Lourenço Lindonde, explicou durante a sua intervenção que o acto enquadra-se igualmente nas acções do governo de dotar a Administração Pública de capacidades técnico-científicas e criativas, para responder com assertividade e celeridade necessária aos desafios que se impõem ao processo do desenvolvimento dos distritos e da província em geral.

Num outro desenvolvimento, Lindonde, disse que o Director do gabinete do Secretário do Estado deve assegurar o acompanhamento e controlo da execução das decisões do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, gerir os recursos financeiros e patrimoniais, bem como zelar pela aplicação do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado.

E por sua vez, a nova administradora deve continuar a garantir melhores condições de vida às populações, através do aproveitamento integral das potencialidades locais, bem como de uma gestão participativa e criteriosa dos recursos, dai que há necessidade de trabalhar em coordenação com os líderes comunitários, com vista a dar respostas atempadas e adequadas às preocupações e aspirações das populações.

Reagindo após a tomada de posse, a Administradora do distrito de Xai-Xai, Argilência Unguana, disse que as recomendações a si direcionadas servirão de uma força motriz para o seu dia-a-dia de trabalho.

E o director do Gabinete do Secretário do Estado, Cardoso Meque, avançou que vai continuar a dar assistência técnica administrativa e acelerar as petições dos funcionários do Aparelho do Estado entre outras actividades que o sector que vai dirigir terá como prioridade.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*